domenica 17 gennaio 2010

Devemos acolher as crianças com respeito e com amor, diz o Papa no Ângelus -



 
Devemos acolher as crianças com respeito e com amor, diz o Papa no Ângelus
VATICANO, 17 Jan. 10 (ACI) .- Milhares de fiéis e peregrinos se encontraram na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem ao introduzir a oração exortou a viver segundo o autêntico espírito evangélico, com sensibilidade educativa e cultural frente aos meninos migrantes e refugiados.
NOTÍCIA COMPLETA
SUGERIMOS HOJE:

CONFIRA OS NOSSOS NOVOS VÍDEOS EM PORTUGUÊS.
http://www.youtube.com/user/acidigital#play/uploads

ACI DIGITAL ESTÁ NO TWITTER! SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS ATRAVÉS DO TWITTER.
http://twitter.com/acidigital_pt

SIGA OS PASSOS DO PAPA BENTO XVI NO TWITTER
http://twitter.com/ssbentoxvi

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

MANCHETES DO DIA



VATICANO

AMÉRICA

BRASIL

MUNDO

Católico em Dia
Evangelho:
João 2,1-11
Santo ou Festa:
Santo Antônio Abade
Um pensamento:
"Eu adoro ter para dar, e parece que Ele também gosta."
Madre Maravilhas de Jesus
 
 
 
VATICANO


Papa encomenda à Virgem Maria o diálogo com os judeus e a unidade dos cristãos

VATICANO, 17 Jan. 10 (ACI) .- Este meio-dia ao introduzir a oração Mariana do Ângelus o Papa encomendou à Virgem Maria o diálogo com os judeus e a unidade dos cristãos, no marco de sua recente visita à Sinagoga de Roma e o início da Semana de oração pela Unidade dos Cristãos. "Esta tarde –disse o Papa- a quase 24 anos da histórica visita do venerável João Paulo II, irei à grande Sinagoga de Roma para me reunir com a comunidade judia da cidade e pôr uma ulterior etapa no caminho de concórdia e de amizade entre os católicos e os judeus".

O Papa afirmou que entre católicos e judeus "não obstante as dificuldades, respira-se um clima de grande respeito e dialogo, testemunhando assim quanto amadureceram as relações e o empenho comum por valorizar aquilo que nos une: a fé no único Deus, antes de tudo, mas também a tutela da vida e da família, a aspiração à justiça social e à paz".

"Recordo –continuou- que amanhã se abrirá a tradicional Semana de oração pela Unidade dos Cristãos. Cada ano esta é um tempo propício para reviver o espírito ecumênico, para reunir-se, conhecer-se, orar e refletir juntos. Nosso anúncio do Evangelho será cada vez mais acreditável e eficaz na medida em que estejamos mais unidos no amor de Cristo, como verdadeiros irmãos".  

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Devemos acolher as crianças com respeito e com amor, diz o Papa no Ângelus

VATICANO, 17 Jan. 10 (ACI) .- Milhares de fiéis e peregrinos se encontraram na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem ao introduzir a oração exortou a viver segundo o autêntico espírito evangélico, com sensibilidade educativa e cultural frente aos meninos migrantes e refugiados.

No dia em que se celebra a Jornada Mundial do Migrante e do Refugiado o Santo Padre afirmou que "a presença da Igreja ao lado destas pessoas foi constante no tempo, alcançando importantes metas nos inícios do século passado: basta pensar nas figuras do Bispo João Batista Scalibrini e Santa Francisca Cabrini".

"Jesus Cristo –disse o Papa- quem desde recém-nascido viveu a dramática experiência do refugiado por causa das ameaças do Herodes, ensina aos seus discípulos a acolherem as crianças com grande respeito e amor".

Continuando sua referência às crianças, o Pontífice ressaltou que "a criança, qualquer que seja sua nacionalidade e a cor de sua pele, deve ser considerada sobre tudo e sempre como pessoa, imagem de Deus, que deve ser promovida e tutelada contra todo tipo de marginalização e exploração".

"É necessário cuidar os detalhes para que os menores que se encontram em um país estrangeiro estejam garantidos no plano legislativo e sobre tudo acompanhados em seus inumeráveis problemas a ser confrontados", adicionou.

O Papa alentou as comunidades cristãs e organismos comprometidos no serviço aos menores migrantes e refugiados e exortou a todos "terem viva sensibilidade educativa e cultural frente a eles, segundo o autêntico espírito evangélico". Da mesma forma pediu pelo diálogo inter-religioso com os judeus e pela unidade dos Cristãos, encomendando-se à intercessão da Virgem Maria. Seguidamente rezou o Ângelus, saudou os presentes em distintos idiomas e repartiu sua Bênção Apostólica.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Anunciam celebrações do Papa por Quaresma e Semana Santa

VATICANO, 16 Jan. 10 (ACI) .- O escritório de Imprensa da Santa Sé anunciou as celebrações que presidirá o Papa Bento XVI durante os tempos litúrgicos de Quaresma e Semana Santa.

As celebrações se iniciarão na quarta-feira 17 de fevereiro às 16:30h (hora de Roma) com a procissão penitencial da Quarta-feira de Cinzas que se realizará na Basílica de São Anselmo. Logo, o Santo Padre presidirá a Santa Missa na Basílica de Santa Sabina, com a bênção e imposição da cinza.

No domingo 28 de fevereiro se realizará na Praça de São Pedro a celebração do Domingo do Ramos e da Paixão do Senhor, com a bênção das Palmas, procissão e a Santa Missa.

No dia 1 de março, Quinta-feira Santa, às 9:30h na Basílica de São Pedro, o Papa presidirá a Santa Missa do Crisma e às 17:30h, na Basílica de São João do Latrão, dará início ao Tríduo Pascal com a Santa Missa da Ceia do Senhor.

Na sexta-feira Santa às 17:00h, na mesma Basílica de São Pedro se iniciará a celebração da Paixão do Senhor e às 21:15 será realizado o Via Crucis.

No sábado santo às 21:00h, na Basílica Vaticana o Santo Padre presidirá a Vigília Pascal.

Finalmente, No domingo de Páscoa às 10:15h, na Praça de São Pedro, o Papa presidirá a Santa Missa para logo repartir do balcão central da Basílica a  Bênção "Urbi et Orbi".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Cristianismo é fonte de luz para resolver problemas bioéticos, destaca o Papa

VATICANO, 16 Jan. 10 (ACI) .- Ao reunir-se ontem com os participantes da sessão plenária da Congregação para a Doutrina da Fé, o Papa Bento XVI alentou os crentes e não crentes a recorrerem aos ensinamentos da fé cristã, porque é uma fonte de luz para resolver a problemática bioética.

"A fé cristã oferece uma contribuição verdadeira também em âmbito ético filosófico, sem dar soluções pré-estabelecidas a problemas concretos,como a investigação e a experimentação científica, a não ser propondo perspectivas morais dentro das quais a razão humana pode encontrar soluções válidas", afirmou.

Nesse sentido, disse que "determinou conteúdos da revelação cristã que derramam luz sobre a problemática bioética. Estes conteúdos, gravados no coração do ser humano, são compreensíveis racionalmente como elementos da lei moral natural e podem ser bem recebidos inclusive por aqueles que não se reconhecem na fé cristã", explicou.

Bento XVI destacou a instrução "Dignitas personae" publicada pelo dicastério em 2008, a qual representava "um novo ponto firme no anúncio do Evangelho" em plena continuidade com a instrução "Donum vitae" de 1987.

O Santo Padre assinalou que em temas tão delicados como os referentes à procriação e à manipulação do embrião e do patrimônio genético humano, "o Magistério da Igreja quer brindar sua própria contribuição à formação da consciência não só dos crentes mas de quantos procuram a verdade e querem escutar argumentos que procedem da fé e também da razão".

"Fundada na mesma natureza humana e acessível a toda criatura racional, a lei moral constitui assim a base para entrar em diálogo com todas as pessoas que procuram a verdade e, mais em geral, com a sociedade civil e secular. Esta lei, gravada em no coração de todo ser humano, toca um dos nós essenciais da reflexão sobre o direito e interpela igualmente a consciência e a responsabilidade dos legisladores", expressou.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Porta-voz vaticano diz que o amor é "o único consolo" no Haiti

VATICANO, 16 Jan. 10 (ACI) .- Enquanto o Haiti se recupera da destruição causada pelo terremoto de 12 de janeiro e as mensagens de apoio e solidariedade chegam desde todas partes do mundo, o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, recordou que "o único verdadeiro consolo" para o povo haitiano é "o amor genuíno e generoso."

"O mundo está assombrado ante a tragédia do povo do Haiti, que já era dos mais pobres da terra", disse o Pe. Lombardi no programa "Octavo Dies," que será irradiado através do Centro Televisivo Vaticano.

"A Igreja também, que vive com o povo, foi direta e dolorosamente golpeada pela morte de tantos dos seus membros," continuou, em uma referência à morte do Arcebispo de Porto Príncipe, Dom Serge Miot.

O porta-voz vaticano ressaltou a reação do Papa Bento XVI, quem "imediatamente elevou sua voz com palavras vibrantes de participação espiritual e com um chamado à solidariedade," junto com outros inumeráveis líderes de todos os países, especialmente os mais próximos no continente americano. Através desta maciça resposta, disse o sacerdote, vimos uma vez mais que "a gravidade da tragédia se converte em uma ocasião para um amplo concurso de solidariedade e amor."

"Este amor genuíno e generoso é possivelmente o único verdadeiro consolo, a única importante resposta a este mar de dor, pois o amor de Cristo que morre na cruz é a única verdadeira resposta ao sofrimento do homem," disse o Pe. Lombardi.

Em sua mensagem citou as palavras de um sacerdote haitiano quem disse que em meio das muitas catástrofes humanas e naturais das que o povo da ilha foi se acostumando, os haitianos sempre recuperam a esperança, "e se trata de uma esperança cristã. Para os haitianos, o amor é mais forte."

"Deveríamos seguir acompanhando-os através da solidariedade do amor, para devolver uma vez mais aos haitianos, aos pobres e os que sofrem no mundo, a esperança e o amor," concluiu.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

AMÉRICA


Duzentos alunos salesianos teriam falecido em terremoto, afirma sacerdote sobrevivente

MADRI, 16 Jan. 10 (ACI) .- O sacerdote salesiano Attilio Stra, um dos sobreviventes do terremoto no Haiti, assinalou via correio eletrônico que os mais de 200 alunos do destruído colégio de Dom Bosco em Porto Príncipe "devem ser considerados como mortos junto com alguns do pessoal leigo".

O escritório de imprensa dos salesianos assinalou que no correio eletrônico o Pe. Stra afirmou que o terremoto acabou com "a obra São João Bosco de Porto Príncipe e as pequenas escolas do Padre Bonhem confiadas aos salesianos".

Do mesmo modo, informou-se que durante o sismo o também sacerdote salesiano, Pe. Olibrice Zucchi, conseguiu salvar-se ao lançar-se "por uma janela do escritório no qual estava trabalhando".
Por sua parte, a Confederação Latino-americana e do Caribe dos Religiosos e das Religiosas se uniu às demonstrações de dor pela morte da Doutora Zilda Arns Neumann, irmã do Arcebispo Emérito de São Pablo, Cardeal Paulo Evaristo Arns, e fundadora da Pastoral da criança".

A secretaria da União dos Superiores Generais (Roma) está tecendo uma rede entre as diversas ordens religiosas para compartilhar as informações e procurar formas de atuação conjunta.

Cifras

Conforme informou esta sexta-feira Jon Andrus da Organização Pan-americana da Saúde (OPS), seção americana da Organização Mundial da Saúde, a cifra de mortos a causa do terremoto "poderia ser de entre 50 e 100 mil pessoas".
"É somente uma grande hipótese. Quero deixar em claro que realmente não sabemos (...) não temos a informação", esclareceu.

Do mesmo modo, o membro da OPS advertiu que "os cadáveres não representam uma ameaça para a saúde"; e assinalou que o mais importante nestes momentos é o abastecimento de água.
"Um foco de diarréia poderia ser um grande problema e essa é a razão pela qual a água é prioridade", sublinhou.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Arquidiocese de Miami ajudará os órfãos do terremoto com "Operação Pedro Pan"

MIAMI, 17 Jan. 10 (ACI) .- Durante uma Conferência de Imprensa, o diretor executivo dos Serviços Legais e Caridades da Igreja Católica, Randolph McGrorty, anunciou que a Arquidiocese de Miami, presidida por Dom John Favalora, iniciará um programa ao estilo da "Operação Pedro Pan" para ajudar as milhares de crianças haitianas que ficaram órfãos pelo terremoto e levá-los aos Estados Unidos.

"Vamos usar o modelo que usamos faz 40 anos com Pedro Pan para trazer estes órfãos aos Estados Unidos e dar-lhes um futuro brilhante e de esperança'', declarou à imprensa.

Indicou que "dada a enormidade do que aconteceu o Haiti, uma prioridade é trazer essas crianças órfãs aos Estados Unidos".

Do mesmo modo, informaram que a Arquidiocese de Miami e McGrorty já identificaram um refúgio temporário no condado de Broward para albergar a essas crianças e estão realizando as ações legais necessárias para que os órfãos viajem com vistos humanitários.

A Operação Pedro Pan foi lançada em 26 de dezembro de 1960 como parte de um esforço para tirar crianças de Cuba e dar-lhes uma melhor qualidade de vida afastando-os do regime comunista. Ao terminar a operação, 22 meses depois, o programa tinha abrigado 14.048 crianças cubanas.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Católicos latino-americanos continuam solidariedade com o Haiti

LIMA, 16 Jan. 10 (ACI) .- Com o fim de continuar o envio de ajudas aos danificados pelo terremoto no Haiti, as Igrejas particulares na América Latina através de seus pastores seguem promovendo campanhas de oração e de coleta de recursos, várias das quais se realizarão durante as Missas de 24 de janeiro.

O Presidente da Conferência do Episcopado Dominicano, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, enviou uma carta ao Arcebispo de Cabo Haitiano e Presidente da Conferência Episcopal do Haiti, Dom Louis Kébreau, na qual expressou que a nação irmã compartilha "a pena e tudo o que o Haiti está sofrendo".

Por sua parte, o Presidente da Cáritas do Peru, Dom Miguel Irizar, reconheceu que "o impacto foi devastador" e lamentou que as cifras não oficiais estimem "que o número de danificados supera os 3 milhões de pessoas e que haveria ao redor de 100 mil mortos", entre os quais se encontra o Arcebispo de Porto Príncipe, Dom Joseph Serge Miot.

Coletas e Campanhas

Ante esta situação e como resposta ao chamado do Papa Bento XVI a "ser generosos em sua solidariedade com os danificados", Cáritas do Peru lançou "a Campanha 'Todos solidários com o Haiti'.

Do mesmo modo, o Presidente do Episcopado da Costa Rica, Dom Hugo Barrantes; e da Colômbia, Dom Jesus Rubén Salazar Gómez, convidaram os fiéis a colaborar nas coletas extraordinárias do domingo 24 de janeiro.

Doações

Banco Nacional da Costa Rica: Nº 152337-2 (moeda local) e Nº 617972-5 (dólares)

Banco de Bogotá: Nº081-16428-7

Banco de Crédito do Peru: Nº 193-1842507-0-80 (Soles,193)-1847281-1-13 (dólares)

Scotiabank (Peru): Nº 000-7650914 (Soles), Nº 000-3562920(dólares)          

Banco Continental (Peru): Nº 0011-3333-3333333333 (soles,Nº) 0011-3333-3333333336 (dólares)

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Hospital dos Camilos é um dos poucos que brinda ajuda aos feridos

ROMA, 16 Jan. 10 (ACI) .- A Agência Vaticana Fides informou que o Hospital da Ordem de Clérigos Regulares Ministros dos Doentes (conhecidos como os Camilos), é um dos poucos que está brindando ajuda aos feridos do terremoto ocorrido em Porto Príncipe, Haiti.

Conforme revelou o Pe. Efissio Locci, responsável pela ONG Saúde e Desenvolvimento os Missionários Camilos, o único hospital que funciona na ilha é o dos Camilos e "serve virtualmente a tudo".

"O hospital está cheio, servem remédios, material médico, desinfetantes e ajudas para comprar comida" disse o sacerdote. Neste momento o responsável pelo hospital dispensário é o Pe. Gianfranco Loiera. 

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Igreja em Cuba pede ajuda aos danificados desde a própria pobreza

HAVANA, 17 Jan. 10 (ACI) .- O Cardeal Jaime Ortega Alamino, Arcebispo de Havana e Presidente da Caritas-Cuba, enviou uma mensagem a sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis leigos de Cuba para solidarizar-se de maneira espiritual e material com os danificados pelo terremoto no Haiti.

Em sua carta, que será lida no próximo domingo 17 de janeiro em todas as missas, o Arcebispo sustentou que "ante esta dramática situação que está vivendo o já de por si empobrecido povo haitiano, apelo à caridade de vocês para fazer uma coleta nacional a favor deste sofrido povo. Sou consciente da difícil situação econômica que reina entre nós, mas em situações como estas devemos estender nossa mão para compartilhar com nossos irmãos o pouco que temos".

O Cardeal informou que o dinheiro da coleta realizada em Cuba será enviado ao Plano de Emergências ativado pela Caritas Internacional, "que seriam os encarregados de fazer chegar nossa ajuda ao povo haitiano".

O Arcebispo considerou indispensável brindar um ânimo espiritual e refletiu sobre o episódio bíblico "no qual Jesus se encontrava no Templo e, elevando seu olhar, viu uns ricos que jogavam seus donativos na arca do Tesouro; também viu uma viúva pobre que jogava só duas moedas".

"Naquele momento o Senhor disse a seus discípulos: olhem, esta pobre viúva jogou mais que todos, pois todos estes jogaram como donativo daquilo que lhes sobrava, ela, em troca, jogou o pouco que tinha (cf. Lc 21, 1-4). À imagem da viúva pobre, convido-os a compartilhar, desde nossa pobreza, com o irmão povo do Haiti" disse o Cardeal.

O Arcebispo concluiu sua carta elevando uma oração "ao Senhor pelo povo do Haiti, pelos que faleceram, pelos feridos e por todos aqueles que perderam tudo que tinham, mas que conservaram o principal: a vida".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


CELAM pede solidariedade e orações para haitianos

BOGOTÁ, 16 Jan. 10 (ACI) .- O Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), chamou as Conferências Episcopais da América Latina e o Caribe a promover "desde os organismos sociais e caridosos, uma presença solidária da Igreja e da Sociedade com o povo haitiano".

Em um comunicado, exortou também a unir-se em oração "desde a realidade de nossos povos latino-americanos e caribenhos, seguindo o chamado do Santo Padre Bento XVI", assegurando ao povo haitiano "nossa proximidade humana e espiritual".

O CELAM lamentou o falecimento do Arcebispo de Porto Príncipe, Dom Joseph Serge Miot; e da Doutora Zilda Arns, do Brasil, fundadora e coordenadora internacional de pastoral infantil e fundadora de pastoral da pessoa idosa, quem se encontrava em trabalhos humanitários no Haiti.

"Desde os Departamentos e Centros do CELAM nos propomos impulsionar mecanismos de comunhão, de solidariedade e de ajuda nos diversos campos da atenção a emergências, desde a promoção humana e do acompanhamento espiritual e pastoral", indicou.

Finalmente, pediu a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira do Haiti, para que console e fortaleça as famílias "que perderam a seus seres queridos e que sofrem situações de miséria e dor".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Ajuda à Igreja que Sofre envia primeira ajuda à população haitiana

KONIGSTEIN, 16 Jan. 10 (ACI) .- Membros da organização católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) informaram que já se realizou o primeiro envio de ajuda de 70 mil dólares destinados aos danificados pelo terremoto no Haiti.

A ajuda será entregue ao Núncio Apostólico no Haiti, Dom Bernardito Auza, quem será o encarregado de realizar a distribuição do dinheiro nos recursos básicos como água, comida, medicamentos e refúgios provisórios.

A diretora de Projetos da AIS, Regina Lynch, assinalou que "faremos todo o possível neste momento para chegar até eles. Além disso, é importante recordar do Haiti nas nossas orações. Roguemos a Deus para que possa consolar à população nesta situação tão difícil".

Do mesmo modo, informaram que em suas primeiras comunicações o Núncio Apostólico no Haiti tinha explicado que "estamos em grandes problemas logísticos. Não temos reservas de água e todas as estações de combustíveis estão fechadas. Aqui em Porto Príncipe, a capital, as coisas são muito difíceis e temos carência de tudo".

Sobre a população, o Núncio assinalou que as pessoas estão dormindo e muitas outras apenas perambulam pelas ruas e explicou que a situação no aeroporto e na fronteira com a República Dominicana é muito delicada.

A AIS informou que pôde cercar comunicação com o Bispo Gontrand Decoste, quem manifestou que "o Haiti sofreu uma terrível tragédia. Porto Príncipe está virtualmente destruído. Nós estamos de joelhos. Graças à solidariedade de pessoas como vocês vamos poder começar de novo e encontrar a forças para colocarmo-nos de pé". O prelado se referiu especialmente à ajuda às pessoas que perderam suas casas e aos inumeráveis danos que sofreram as Igrejas.

A AIS também explicou que graças a estas informações poder-se-á seguir destinando ajudas às regiões mais afetadas, priorizando as necessidades mais urgentes.

Os membros da AIN manifestaram que já estão coordenando a entrega de mais recursos destinados à reconstrução das Igrejas em Porto Príncipe e nos arredores.

Por sua parte, Xavier Legorreta, coordenador de projetos da organização e quem constantemente visita a ilha, manifestou que urge a oração de todos pelas pessoas que estão vivendo estes momentos de dor e sofrimento.

Legorreta manifestou que "esta experiência no Haiti nos recorda a experiência traumática de há 5 anos atrás vivida na Indonésia, sudeste da Ásia com o tsunami que destruiu a população. O que passou no Haiti esta terça-feira nos deve fazer despertar sobre a realidade de sofrimento que vivem as pessoas no mundo".

"Nós sabemos que contamos com as orações e a compaixão de nossos benfeitores, quem estão dispostos a continuar dando sinais de solidariedade, acompanhando à população do Haiti nas dificuldades que virão nos próximos dias, meses e anos".

Ajuda à Igreja que Sofre (AIS)

AIS é uma associação de caráter eminentemente pastoral, especializada em ajudar a aquelas comunidades da Igreja que estão especialmente necessitadas ou sofrem por causa de sua fé.

Dependente da Congregação para o Clero na Santa Sé, a AIS tem escritórios em 17 países do mundo.

Foi fundada em 1947 pelo Pe. Werenfried Van Straaten, um monge premonstratense holandês. Hoje seu trabalho de ajuda se estendeu a mais de 150 países do mundo, onde milhões de pessoas carecem do necessário para seu desenvolvimento humano e espiritual.

Mais informação de ajuda da AIS para o Haiti

http://www.ais.org.br/index.php
 

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Estudantes de teologia salesianos faleceram em terremoto

PORTO PRÍNCIPE, 16 Jan. 10 (ACI) .- Membros da Ordem Salesiana na República Dominicana informaram que os estudantes de teologia Atsime Wilfrid e Vibrun Valsaint faleceram sob os escombros do Instituto de Filosofia São Francisco de Sales da capital haitiana.

O centro de Missões Salesianas de New Rochelle (Nova York) está coordenando a ajuda e tenta entrar no país para estabelecer comunicação com as obras do Haiti e coordenar as ajudas que, desde todo mundo salesiano, já estão sendo recolhidas para os danificados.
Desde Santo Domingo, o salesiano espanhol Juan Linares explicou que "tratamos que nos comunicar com os salesianos do Haiti mas foi impossível. Possivelmente alguém da casa provincial irá em um helicóptero ao Haiti para falar com os Salesianos e conhecer suas necessidades. Levam também alguns telefones móveis com a finalidade de que os salesianos se possam comunicar".

São 66 os salesianos que trabalham no Haiti. Distribuídos em nove comunidades, animam e coordenam diversas presenças dedicadas à acolhida e educação dos jovens mais pobres, meninos de rua e em situação de alto risco.

Por sua parte, as Filhas da Maria Auxiliadora (Salesianas) informaram que se encontram bem, embora as obras tenham sofrido danos. A Superiora Irmã Marie Claire assinalou que "há falta de tudo: alimento, água, remédios. Sentimo-nos muito próximas a todas elas e aos nossos irmãos Salesianos que há três dias estão pela rua, pelos pátios, para ajudar e sustentar à população".

As Salesianas no Haiti estão presentes em 14 comunidades, com 79 religiosas, atendendo também escolas, internados, orfanatos, centros de promoção, acolhida para os meninos da rua, centros de alfabetização e formação profissional, oratórios e centros juvenis.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

BRASIL


Santuário Nacional de Aparecida se une à Igreja no Brasil na campanha SOS Haiti

APARECIDA, 16 Jan. 10 (ACI) .- O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida informou em nota enviada à nossa redação que se uniu à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e à Cáritas Brasileira, organismo vinculado à CNBB, na Campanha de ajuda às vítimas do terremoto que atingiu o país caribenho Haiti, na noite do dia 12.

Uma grande mobilização está sendo feita através das celebrações do Santuário Nacional e através da Fundação Nossa Senhora Aparecida – Rádio e TV Aparecida.

As doações em dinheiro podem ser depositadas nas contas bancárias abertas exclusivamente para a campanha e destinadas às ações de socorro imediato, reconstrução e recuperação das condições de vida do povo haitiano: Bradesco, Agência: 0606 Conta Corrente: 70.000-2; Caixa Econômica Federal OP: 003, Agência: 1041 Conta Corrente: 1132-1; ou Banco do Brasil, Agência: 3475-4 Conta Corrente: 23.969-0

O resultado da campanha brasileira SOS HAITI se integra à campanha mundial promovida pela Caritas Internacionalis em resposta ao chamado do papa Bento XVI para a solidariedade da Igreja ao povo haitiano. A CNBB informa que, com a mobilização, a Igreja pretende fazer um apelo a todas as comunidades, paróquias, dioceses e a sociedade em geral para que organizem coletas em favor do povo haitiano, sugerindo que o dia 24 de janeiro, domingo, seja dedicado a orações pelas vítimas, reflexões e coletas em dinheiro.

Mais informações acesse o site da Cáritas Brasileira: www.caritas.org.br.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Brasileiros velam restos da fundadora de Pastoral da Infância falecida no Haiti

BRASILIA, 16 Jan. 10 (ACI) .- Centenas de fiéis vão ao Palácio das Araucárias, em Curitiba, para velar os restos da doutora Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Infância que faleceu na terça-feira passada durante o terremoto que arrasou o Haiti.

Do mesmo modo, de todas partes do país seguem chegando mensagens de solidariedade e que expressam a cercania para a agente pastoral falecida. "Era uma mulher que honrou o Brasil com seu trabalho de total dedicação à vida, através dos meninos e suas famílias", manifestou o Arcebispo da Bahia, Dom Geraldo Majella Agnelo.

Por sua parte, o presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Nelson Westrupp, referiu-se à Dra. Arns como uma figura emblemática para a memória nacional que "jamais se apagará". "Suas atitudes maternas, sua capacidade de organização e de liderança, são sinais que figuram para sempre nos corações das pessoas que aprenderam a conhecê-la", afirmou.

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula Da Silva também lamentou a perda da fundadora da Pastoral da Infância, e transmitiu seu pesar e solidariedade para com o povo haitiano e as famílias das vítimas brasileiras.

Por outro lado, informou-se que a Missa de corpo presente se celebrará amanhã sábado 16 no mesmo Palácio das Araucárias.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

MUNDO


Novo Núncio defende direito da família a educar os filhos

MADRI, 16 Jan. 10 (ACI) .- O novo Núncio Apostólico na Espanha, Dom Renzo Fratini, defendeu a importância da família como célula básica da sociedade e reafirmou que um de seus principais direitos e deveres é a educação dos filhos.

Durante a recepção que os reis da Espanha oferecem ao Corpo Diplomático acreditado no país, o Prelado aproveitou para advogar por "um grande acordo nacional em matéria de educação". "A realização dos desejos manifestados reiteradamente por sua Majestade na realização de um grande acordo nacional em matéria de educação serviria de não pouca ajuda à missão que a família tem na consecução do bem comum da sociedade", assinalou.

Nesse sentido, o Núncio defendeu à instituição familiar como instrumento para obter uma sociedade justa e pacífica. Recordou que já o Papa Bento XVI ensinou que "a primeira célula da sociedade constitui uma chamada permanente a trabalhar pela unidade de todos em torno do amor e é a melhor escola onde se aprende a viver os valores que dignificam a pessoa e fazem grandes os povos".

"A melhor escola onde se aprendem os valores que dignificam a pessoa e fazem grandes os povos" é a família, reafirmou Dom Fratini.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
http://www.acidigital.com


O Pedro tem 25 Gb grátis de armazenamento na web. Quer também? Clique aqui.

Nessun commento:

Related Posts with Thumbnails